quinta-feira, 20 de outubro de 2011

QUE PAÍS É ESTE?

A pergunta, até então, sem resposta e que não quer calar por causa destas e outra. Do Blog de Nassif, extraÍ o texto abaixo, de autoria do jornalista Leandro Fortes, onde se registra que o advogado Alberto Piovesan que é autor do pedido de impeachment do Ministro Gilmar Dantas do STF (estranha e rapidamente arquivado no Senado Federal), fora inquirido pela Polícia Federal, sem razões aparentemente justificáveis, sobre “suas atividades particulares... e dizer quais os motivos o levaram a fazer o pedido no Senado Federal...”
A Polícia Federal que, nos últimos tempos tem-se mostrado tão eficiente e imparcial no cumprimento das suas obrigações constitucionais, teria que justificar as razões legais para submeter o cidadão (além de advogado) ao constrangimento de inquirição policial.
Mas, lembremos do caso do ínclito Delegado Protógenes, que de investigador policial legal, virou investigado.     


Enviado por luisnassif, qui, 20/10/2011 - 07:30
Atenção defensores da liberdade de expressão da mídia tupiniquim.
Ontem, dia 18/10, o advogado Alberto Piovesan, de Vitória (ES), autor do pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do STF, foi convocado pela Polícia Federal para dar explicações! Isso mesmo que vocês leram. Piovesan entrou em contato comigo hj para dizer que, na delegacia, foi inquirido sobre suas atividades particulares e ...dizer quais motivos o levaram a fazer o pedido no Senado Federal (aliás, sumariamente arquivado pelo senador José Sarney, amigo de Mendes). Me relatou o advogado: "Isto é, a meu ver, patrulhamento e investigação de pessoa, não permitido pela legislação vigente. Pareceu-me que se pretendeu mostrar que foi ousadia ter exercido direitos de cidadão assegurados pela Constituição, pedindo apuração de notícias sobre um ministro. Por este fato, passei a ser o investigado pela Polícia Federal, sem ter praticado ilícito apurável por esta, ou congênere, consistente isto ainda em, a meu ver, velada intimidação aos que porventura pensem em semelhante iniciativa, e ainda a utilização indevida de órgão público federal". O delegado federal que o ouviu se chama ADRIANO DIAS TEIXEIRA AMORIM DO VALLE e o depoimento atendeu a Carta Precatória 0196/2011-SR/DPF/ES - IPL 1759/2011-4 - SR/DPF/DF.