quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O ÚLTIMO DOMINGO DE SETEMBRO

A semana passada transcorreu sem muitas novidades. Destaques para:
O discurso da nossa presidenta na Assembléia Geral da ONU

Foi um discurso de uma estadista. Repreendeu os países “adiantados”, primeiromundistas pelo fato de, em seu consumismo desvairado e na libertinagem do “sistema financeiro”, terem provocado a crise que repercute e repercutirá mais ainda, em todo o planeta; deu lição de como se enfrentar a pobreza; tomou posição política claramente favorável à criação do Estado Palestino; deu “pitacos” sobre comportamento adequado em favor do meio ambiente. Enfim, completamente à vontade, serena e firmemente “deu seu recado”, o recado que é o das mulheres no poder, o recado do Brasil como nação que se assoma como grande potência mundial; que já não é mais “país do futuro”. O futuro chegou.

A derrota do Vitória
Para o Sport de Recife, o Vitória vergonhosamente caiu de “quatro” em Pernambuco, distanciando-se cada vez mais do G-4 e cada vez mais reforça minha convicção de que o time que está aí, somente por milagre, (como em futebol nada é absoluto), poderá retornar à elite.

A desvalorização do Real
Engraçado, ouvi, à exaustão, nos últimos tempos, na grande mídia, reportagens, entrevistas, debates, colunistas, etc., “batendo” na “supervalorização” do Real, que estaria causando desindustrialização, depreciando, aliás, estimulando a importação de produtos estrangeiros, principalmente, chineses, escancarando a porta do consumismo de importados, em detrimento de produtos aqui fabricados e das viagens internacionais (que só beneficiam os afortunados, a elite). Situação que se sabe, não é provocada diretamente por medidas governamentais....

Medidas de proteção à indústria brasileira
Também, uma das medidas tomadas pelo governo federal no intuito de proteger a indústria nacional foi a de sobretaxar carros importados. Ah! A “grita” é grande na grande imprensa e, até, o DEM (tem algo a ver com o demo?) saiu em defesa da indústria estrangeira, tentando junto à justiça o embargo da medida governamental. Carros importados “baratos” são aqueles originários da China que, todos sabem muito bem, as razões do baixo custo estão na maneira como é remunerada sua mão-de-obra.

O Milésimo Acesso
Com muito prazer, registro que este Blog já ultrapassou o 1.000º acesso. Número histórico e que me faz ir avante com este meu modesto projeto.