segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PENSAMENTOS

Com esta edição, inauguro no Blog a Seção PENSAMENTOS na qual transcreverei palavras ditas por gênios, celebridades, cientistas, gentes simples do povo, etc., que acredito ser do interesse sua divulgação seja para reflexão, para soma de conhecimentos, para diversão, até; e farei comentário, quando achar necessário ou conveniente, quer seja para dar contexto, quer seja para, simplesmente, emitir opinião própria. Portanto, com as seguintes transcrições, inauguro a seção Pensamentos, que será postada com periodicidade indeterminada.
1.1 “Einstein só procurou Deus na natureza e não em livros humanos. Deus era a Lei, a voz da natureza e nada mais.”
(Herbet Rohden, “O Enigma do Universo”)
Comentário: (1) o autor do livro, ao que eu entendi, é contemporâneo do gênio astrofísico, matemático, filósofo, Einstein; (2) Encaixa-se como uma luva numa mão, o conceito do gênio sobre Deus e a formulação de idéia que faço sobre Deus. É incrível esta constatação.

1.2 “Eu passo 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar – e eis que a verdade é revelada” (Einstein, do livro anteriormente citado).

1.3 “...a íntima essência do homem é idêntica à essência do Cosmos, (por isto), o silêncio hominal é o eco do silêncio sideral...”.
(do livro “O Enigma do Universo)

 1.4 Sobre a Sabiá, o Azulão e o Tico-Tico “O azulão cantava e foi aplaudido pela sabiá que o estimulou a continuar cantando. O azulão havia sido vaiado pelo Tico-Tico. O azulão dirigindo-se aos demais pássaros: “quem merece elogios de um dos cantores mais ricos pode fazer das vaias de um tico-tico?”
(Catulo da Paixão Cearense)
Comentário: um dos ícones da sabedoria popular nordestina, por que não dizer, brasileira a respeito de cantares, vaias e elogios.

1.5 “As empresas criam necessidades para quem não as tem e ignoram as necessidades do mundo pobre”.
(Benjamim Barber, cientista político americano)
Comentário: é a síntese perfeita do “capitalismo selvagem”. O objetivo único é o lucro; do pobre nada ele (o capitalismo) tem a extrair, a não ser o Trabalho.