sexta-feira, 20 de maio de 2011

AINDA OSAMA BIN LADEN

Assunto que já está deixado de lado pela grande imprensa, mas que ainda desperta certo interesse a quem se preocupa com a conjuntura internacional, (da qual fazemos parte e, de certo modo, a ela vulneráveis), especialmente pelo que faz, já fez e é capaz de fazer o grande império norte-americano, leva-me a destacar a postagem abaixo que reporta e, ao final, critica um ”breve resumo do documentário" exibido pelo Canal Discovery Channel, no dia 19 p. passado.
Não é de espantar qualquer um a maneira repleta de ufanismo com que aquele canal (logicamente americano) documenta a operação de extermínio de Osama Bin Laden, como se fora repetição daqueles velhos conhecidos enlatados americanos, em que o poderio americano, encarnado em super-heróis justicia aqueles que afrontam ou são supostos perigos iminentes para seu império. Conheçamos, pois, com detalhes algumas passagens desse “épico” filme.  
(extraído do blog de Luis Nassif)
Por Felipe Martins
O Canal Discovery Channel acabou de transmitir (19/05, 22h) "Bin Laden: Homem Morto". O documentário detalha a chamada "Operação Gerônimo", realizada pelo governo americano para assassinar Bin Laden, que foi executada pela Navy Seals Team 6, a unidade de elite altamente treinada da marinha.
 A seguir faço um breve resumo do documentário, e, ao final, uma crítica.
 - A casa é localizada seguindo um dos integrantes da Al-Qaeda. Após a suspeita, ela passa a ser monitorada permanentemente para confirmar se realmente se trata da casa de Bin Laden. São utilizados diversos recursos de alta tecnologia, como utilização de satélite espião, e de laser que capta as vibrações dos vidros das janelas da casa, para escutar os sons internos.
 - A decisão de execução da operação é decidida quando os assessores da Casa Branca calculam em 60% as chances de se tratar de Bin Laden (e se não fosse ele?). São consideradas 3 opções: ação conjunta com os militares paquistaneses, bombardeio, e invasão. A última foi a escolhida por Obama.